A tendência de aumento de consumo de ar condicionado no Brasil

Como sua empresa está se preparando para o aumento de consumo de ar condicionado no Brasil?

Conhecido pelo seu clima tropical, o Brasil apresenta diversas variações em relação a sua temperatura climática, sendo assim é comum encontrarmos diferentes soluções tanto para o excesso de calor quanto para os dias mais frios. Por isso, a tendência do ar condicionado ser um dos aparelhos mais procurados para solucionar as temperaturas bruscas.

Famoso pelo conforto e bem estar que o produto proporciona, o ar condicionado já virou item de desejo de muitas famílias e, em muitas residências, o eletrodoméstico tem se tornado obrigatório.

Vamos conhecer um pouco mais sobre os modelos disponíveis no mercado?

Ar Condicionado Split

O ar condicionado Split é um dos aparelhos mais vendidos no mercado. Isso ocorre, pois ele atende melhor os ambientes mais espaçosos e que necessitam de uma maior ventilação. Sua funcionalidade ampla traz função turbo, timer fácil e opção de ar quente e frio, tornando o aparelho ainda mais completo.

Além da eficiência e do preço acessível, o Split também é silencioso, discreto e esteticamente bonito, podendo ser facilmente adaptado à decoração do ambiente.

Ar Condicionado Inverter

Conhecida por trazer economia elétrica, o ar condicionado inverter tem em sua tecnologia um controlador muito especial que possibilita o controle do consumo de energia elétrica gasta pelo ar.

Outro beneficio do ar condicionado Inverter é que o seu sistema controla a variação da velocidade de rotação do compressor da unidade condensadora conforme a necessidade de refrigeração do ambiente, proporcionado economia de energia de 30% a 40% em média.

Ar Condicionado Window Split

A tecnologia Window split tem a função turbo e filtro bioativo, ideal para quem deseja refrescar rapidamente ambientes pequenos, seja em casa ou no escritório. Um dos diferenciais deste modelo esta no formato da condensadora, pois o seu tamanho é semelhante ao ar condicionado de janela, dotado com compressor rotativo sem a tecnologia inverter. O ar condicionado Window split é uma ótima solução para o problema de mudança de fachada que o modelo tradicional ocasionava.

Ar Condicionado Piso-teto

Apesar do preço não ser muito acessível, o ar condicionado piso-teto oferece mais versatilidade e elegância devido a flexibilidade de ser fixado tanto no piso quanto no teto.

Ideal para ser instalado em espaços grandes, pois possui carga térmica elevada e sistema turbo que potencializa o processo de resfriamento do ambiente. Este tipo de equipamento tem função “Duplo Swing” que permite maior movimentação das paletas que fazem a distribuição do ar, proporcionando a sensação de brisa e vento superior. O produto é recomendado e bastante utilizado para escritórios, salas comerciais, casas, boates e ambientes que precisam de uma melhor circulação de ar devido ao grande número de pessoas no mesmo ambiente.

Ar Condicionado Cassete

O ar condicionado Cassete oferece design e beleza, além de ter uma instalação bem discreta. Indicado para ambientes de médio porte, residenciais ou comerciais, geralmente é encontrado em salas de aula em universidades, bancos, escritórios, salões de festas, etc.

Gostou de conhecer melhor cada modelo e suas finalidades? Agora sim é possível realizar uma escolha que atenderá melhor suas necessidades, afinal cada modelo possui uma função que atenderá diferentes expectativas.

É importante lembrar que o ar condicionado deve ser utilizado com sabedoria, levando em consideração que o consumo de energia tende a ser elevado quando o uso do aparelho não é administrado de forma inteligente. Vamos entender melhor sobre o consumo de energia do ar-condicionado?

A temperatura não interfere no consumo de energia?

Diferente do que imaginamos, a temperatura escolhida interfere sim no consumo de energia. Manter o ar-condicionado na temperatura mínima (no arrefecimento) e máxima (no aquecimento) consome mais energia e  manter o ambiente numa temperatura entre 22ºC e 24ºC, evita gastos de energia desnecessárias, além de ser mais adequado ao corpo humano.

Devo desligar o equipamento se for sair do ambiente por pouco tempo e voltar a ligar quando retornar?

Ligar e desligar eletrodomésticos com muita frequência faz com que o consumo de energia seja maior. Nossa dica para você é que, caso precise se ausentar do ambiente por pouco tempo, até 20 minutos ou meia hora, deixe ligado para evitar os picos de consumo do liga e desliga.

A instalação interfere no consumo de energia!

Sabemos que a instalação feita de maneira correta conforme indicação do fabricante favorece o funcionamento do aparelho. Bem como, uma instalação feita de forma diferente da aconselhada pelo fabricante interfere no funcionamento do mesmo, fazendo com que ele opere de forma inadequada, consumindo mais energia.

Na verdade, o ar-condicionado não precisa ser o pior vilão das contas de luz, basta utilizá-lo corretamente, manter os filtros limpos e realizar manutenções preventivas. O melhor de tudo é que um ambiente com um bom aparelho de ar-condicionado traz conforto para todos.

Quer deixar seu ambiente confortável sem perder a elegância da decoração?

Com vimos acima, para um bom desenvolvimento do seu aparelho de ar condicionado é necessário realizar manutenções preventivas. E para que esse momento de manutenção não vire uma verdadeira dor de cabeça, preparamos para você uma dica imperdível.

Com o objetivo inicial de facilitar e proporcionar um melhor acabamento, as tampas para shaft da Explas são a inovação que sua obra precisa.

As construções mais antigas exigiam um verdadeiro quebra-quebra para a manutenção ou reparo de qualquer tubulação ou encanamento. Isso ocorria,  pois as soluções do passado tinham o principal objetivo de solucionar imediatamente alguns problemas, e para isso não existia a  preocupação de reparos ou de decoração.

Atualmente, entendemos que quanto mais fácil e objetivo for o acesso aos tubos e encantamento, será ainda mais rápido ter uma solução. Para oferecer essa praticidade, a tampa para shaft da Explas tem abertura frontal (dobradiças) de sobrepor e embutir com parafusos de fixação que não ficam visíveis, camuflando as indesejáveis tubulações e facilitando o acesso para eventuais manutenções.

Agora ter um ar-condicionado não é mais sinônimo de dor de cabeça na hora da manutenção. Hoje é possível aliar conforto sem perder o charme e a elegância do seu ambiente.

Depois de tantas dicas, escolha as tampas para shaft para proporcionar facilidade, acabamento e baixo investimento. Entre em contato conosco e fique por dentro da melhor solução que sua obra precisa.