Carenagem e Kit Hidráulico: parceira de qualidade na obra!

Um dos maiores desafios em uma obra ou grande reforma é o projeto hidráulico – a forma como a água e os resíduos circularão e serão descartados.

Além de ser um setor da obra composto de itens dos mais variados níveis de preço, das peças mais simples a grandes instalações hidráulicas e louças e metais, a montagem hidráulica exige um alto nível de domínio técnico, que muitas vezes é negligenciado, deixando que profissionais de outras especialidades cuidem.

O resultado pode ser de surpresas desagradáveis: montagens fora de especificações ou compra de materiais de baixa qualidade.

Por outro lado, um projeto bem dimensionado reduz em até 20% o custo da obra – impactando na rentabilidade da venda do imóvel ou na economia do cliente, no caso de uma reforma.

As inovações podem otimizar um projeto hidráulico!

Nenhum setor da economia pode abrir mão, hoje em dia, de apostar nas soluções inovadoras. Os clientes estão mais atentos às suas necessidades e esperam encontrar imóveis funcionais, com alternativas que tragam conforto e segurança.

No projeto hidráulico, as inovações são mais importantes, pois focam dois ganhos fundamentais: a redução de custos e otimização de tempo, sem perder a qualidade.

Vamos falar de duas delas que formam uma parceria de sucesso nas obras: as Carenagens Hidráulicas e os Kits Hidráulicos.

Kits Hidráulicos: essencial para melhorar a performance e reduzir custos

Dentro de uma obra ou uma grande reforma, existe uma atividade que é bastante complexa, a definição dos diversos sistemas hidráulicos que serão instalados em ambientes como a cozinha, banheiros, área de serviço e quintal.

É uma etapa de alta complexidade e que envolve alguns riscos, entre eles o da montagem em si, do uso das peças corretas e dos encaixes perfeitos entre elas. Mas o que dizer da possibilidade de comprar os sistemas prontos, sem precisar comprar peças separadas e montá-las?

Esses são os Kits Hidráulicos, fornecidos pela Explas: você só precisa do projeto e dos locais para os sistemas se interligarem, eles são entregues prontos em vez de uma série de itens que a sua equipe precisará lidar na obra.

São conjuntos modulares e prontos de instalações hidráulicas, entregues embalados e etiquetados na obra conforme o local onde será usado.

Você pode escolher o tipo de Kit Hidráulico para a obra

Existem três níveis de kits hidráulicos conforme a complexidade do que será entregue:

  • No nível 1, as peças são entregues pré-cortadas nas dimensões projetadas na obra;
  • No nível 2, as peças são entregues pré-montadas, com sistema de fixação próprio;
  • No nível 3, é entregue o sistema completo com louças, metais e acabamentos.

Dessa forma, você pode decidir pelo nível de complexidade que a obra vai usar e usufruir dos benefícios que ela trará para o ritmo e a eficiência dos demais trabalhos.

Quais as vantagens dos Kits Hidráulicos para a sua obra?

A ideia principal dos kits hidráulicos já demonstra quantos benefícios importantes você pode ter durante a construção ou reforma. Vamos falar de alguns.

1 – Grande redução de custo da obra

Os kits hidráulicos têm um custo menor do que a compra separada dos componentes por alguns motivos:

  • Não é preciso pesquisar cada item em vários fornecedores e, muitas vezes, comprar a opção mais cara de algumas peças porque a entrega é melhor ou estão dentro de um pacote com outros itens;
  • Não há perda de material e nem a compra com sobra, prevendo falhas ou quebras.

2 – Kits hidráulicos: garantia do fornecedor

Esse é um aspecto que muitas vezes passa despercebido e só vai preocupar quando algum problema acontece e com os kits hidráulicos, é uma grande vantagem: a garantia do conjunto.

Em caso de problemas, basta acionar a assistência técnica, sem custo adicional e sem precisar ter um estoque de contingência no caso de quebra ou falha de alguma peça, o que já é necessário na montagem tradicional, que não tem a garantia do serviço – ele é um custo da obra.

3 – Kits hidráulicos: montagem mais rápida

Esse é um ganho considerável: estima-se que é possível montar os kits na alvenaria gastando de 30% a 50% menos tempo e usando apenas 50% de mão-de-obra, quando comparamos com o sistema tradicional. Dessa forma, é possível prever um prazo de entrega melhor.

4 – Kits hidráulicos: custo menor e melhor aproveitamento das equipes

Com sistemas que já estão pré-montados, é possível orçar um custo menor com profissionais, sem as montagens tradicionais que demandam muito tempo e complexidade. Além disso, as equipes podem ser mais bem aproveitadas em outras atividades do projeto.

5 – Kits hidráulicos: menor espaço do canteiro de obras

No sistema tradicional de obra, são necessários espaços para guardar os grupos de peças de cada sistema hidráulico separadamente, e isso causa grandes problemas, como definir os locais (que não atrapalhem outros trabalhos) com segurança para a guarda das peças e ainda um canteiro de obras maior para instalar bancadas onde as pré-montagens são feitas.

Com os kits hidráulicos, tudo é mais simples: você precisará de um espaço menor para guardar os sistemas e não há necessidade das bancadas. Além disso, planejando cada etapa do projeto, é possível comprar os kits somente quando serão usados, reduzindo os problemas com espaço e segurança.

Carenagens Hidráulicas: proteção na obra e mais eficiência nas manutenções

Como vimos, os kits hidráulicos são uma excelente alternativa para montar sistemas com rapidez, segurança e gastando muito menos.

Por outro lado, existem áreas da obra onde algumas instalações precisam estar aparentes, pois são as que costumam exigir mais manutenção, às vezes pequenas, mas que também geram desconforto.

Os casos mais comuns são as tubulações e rabichos de máquina de lavar, tanque, lavabo, pia de cozinha. Mas também temos algumas instalações diferenciadas como a de ar condicionado, as elétricas em áreas onde há presença de água (como as áreas de serviço), as de gás e também de esgoto.

Proteja as instalações aparentes da obra com Carenagens Hidráulicas

Para as instalações que ficarem aparentes no imóvel – por necessidade de funcional ou por uma decisão para facilitar as manutenções corretivas futuras – as Carenagens Hidráulicas, fornecidas pela Explas, são uma solução simples, elegante e prática.

Elas são estruturas – que podem ser de diferentes moldes e dimensões – destinadas a proteger as tubulações e demais componentes que fiquem aparentes no imóvel de diversos acidentes possíveis – choques de outras estruturas, ação do tempo, água, animais e crianças.

As carenagens hidráulicas são fabricadas em poliestireno, um material de alta resistência, para dar o máximo de proteção e integridade, além de não comprometer a elegância de acabamento que elas precisam dar ao ambiente.

Obras com carenagens

Os benefícios que as Carenagens Hidráulicas trazem são muitos!

Normalmente pensamos nas soluções mais complexas e caras para questões em uma obra ou reforma, mas elas podem estar nos componentes mais simples, como é o caso das carenagens.

1 – Carenagens: preservam a vida útil das instalações

Essas instalações, em geral, são itens de valor dentro da obra, tanto financeiro quanto da importância para o funcionamento hidráulico e elétrico básicos em um imóvel.

As carenagens ajudam a manter a vida útil dos componentes, protegendo de riscos.

2 – Carenagens: facilitam e agilizam as manutenções

Usando as carenagens, podemos usar diversas instalações como aparentes, além das mais comuns, já que teremos uma forma de proteger e acessar rapidamente os componentes, sem precisa quebrar a alvenaria.

Para as tradicionais, a proteção impede que haja danos que possam tornar o reparo mais difícil – como, por exemplo, uma tubulação entupida e que esteja danificada por algum choque, dificultando a desmontagem.

3 – Carenagens: os reparos custam muito menos

Reparos em instalações dentro da alvenaria têm um custo muito maior: mais mão-de-obra para quebrar paredes, mais tempo de serviço e o material necessário para fechar as paredes no final dos trabalhos – sem contar a perda durante o fechamento e a necessidade de comprar mais para o caso da perda.

As manutenções de conjuntos protegidos por carenagens hidráulicas gastam apenas as peças que precisam ser trocadas no reparo e o custo do profissional também é menor.

4 – Carenagens: o cliente ficará mais satisfeito

Para o cliente, maior do que a apreensão com o reparo de uma instalação hidráulica ou elétrica é a satisfação de saber que tudo será feito sem quebradeira, em menos tempo e a um custo muito menor.

As pessoas querem soluções eficientes e que não deixem locais de casa interditados, causando transtornos na rotina e até problemas com vizinhos.

As carenagens hidráulicas, em conjunto com os kits hidráulicos, são a parceira perfeita para valorizar as obras e reformas e deixar clientes mais satisfeitos, recomendando o seu trabalho para outras pessoas.

Quer conhecer o nosso orçamento para a sua obra? Acesse aqui e faremos sem compromisso!