Você sabe como dimensionar o Painel de Shaft na sua obra?

Os tempos muito ruins da economia brasileira vão, aos poucos, ficando para trás. É verdade que muito ainda precisa ser feito para retomarmos os melhores indicadores, mas os últimos dias construíram um bom caminho.

Na Construção Civil não poderia ser diferente, sendo um dos setores mais importantes de todos os países – é formador da base de desenvolvimento econômico e social e formador de um grande mercado de trabalho.

E é nesse cenário de retomada para este e os próximos anos, que os profissionais devem estar atentos; a concorrência sempre foi forte e qualificada e vai se intensificar para buscar os negócios que conquistar a demanda que está reprimida há bastante tempo.

Mas a Construção Civil vai encontrar um cliente muito diferente!

Uma empresa deixou de ser apenas um lugar para ir trabalhar. Uma residência não é mais apenas um lugar de descanso.

Os clientes querem muito mais; ambientes de trabalho funcionais e confortáveis e casas que sejam o lugar de refúgio, mas também de entretenimento e de uma convivência mais intensa.

Além de tudo isso, os ambientes precisam ter funcionalidade, soluções que simplifiquem atividades, que gerem mais segurança e ajudem a prolongar a vida útil dos imóveis.

As inovações são o diferencial na Construção Civil atual

As inovações, em processos e equipamentos, são a palavra de ordem para quem quer conquistar uma clientela cada vez mais ciente das novidades e exigente com seus espaços.

Esses clientes querem praticidade também; soluções que facilitem o dia a dia, principalmente nas manutenções corretivas ou preventivas. Reparar:

  • No menor tempo possível;
  • Com eficiência para evitar retrabalhos;
  • Da forma mais limpa e segura possível;
  • Com o melhor custo;
  • Evitando o desperdício de material e a geração de resíduos desnecessários.

As inovações estão por toda a parte nos imóveis. Alguns exemplos são:

  • Sistemas inteligentes de iluminação e refrigeração;
  • Soluções ambientais, como os telhados verdes;
  • Técnicas modernas de tintas, pisos e revestimentos;
  • Instalações elétricas aparentes;
  • Painéis de Shaft.

Todas essas e muitas outras inovações proporcionam trabalhos mais rápidos e eficientes, materiais mais baratos e soluções duráveis e que, acima de tudo, permitem que os ambientes sejam reparados ou modificados com o menor custo, melhor prazo e resultado final.

Vamos falar do Painel de Shaft, sem dúvida uma opção que une elegância com funcionalidade e facilita muito os trabalhos das equipes, tanto nas obras quanto no dia a dia de manutenções.

Painel de Shaft: com ele, a sua obra ganha em praticidade e durabilidade

Problemas com instalações – elétricas, hidráulicas, de ar condicionado e gás – em uma obra em andamento ou já entregue podem surgir, nós sabemos.

Além do trabalho árduo para evitar ao máximo que falhas de projeto e execução se transformem em problemas no futuro, também é preciso criar formas de resolvê-los com rapidez, eficiência, pouco custo e o menor transtorno possível.

Afinal, quem gosta de voltar de um dia duro de trabalho e encontrar paredes quebradas, um banheiro interditado e a água desligada dentro de casa? Sem contar os transtornos com vizinhos e a chance de um simples reparo virar uma obra.

Os Painéis de Shaft são a solução para evitar esse transtorno, além de facilitar os reparos.

Mas afinal, o que são os Painéis de Shaft?

São aberturas, nas mais variadas dimensões, feitas na alvenaria em diversos pontos de um imóvel, definidos pelo projeto para as principais instalações e tubulações.

A ideia é que estes sistemas estejam isolados dentro da alvenaria pelos painéis, de forma que é possível reparar os componentes sem quebrar paredes e correr o risco de atingir e danificar as peças.

São fabricados com poliestireno de alto impacto, um material que confere durabilidade e alta resistência, dois itens importantes para preservar componentes importantes dentro da estrutura de um imóvel.

Além disso, ele dá um acabamento elegante. É possível instalar painéis de dimensões e cores diversas, conforme o projeto técnico para o sistema que será protegido e o projeto estético – combinar com revestimentos, acabamentos e equipamentos próximos.

Além disso, os Painéis de Shaft são fechados com as Tampas de Shaft, também fornecidas pela Explas, dando um acabamento elegante que pode combinar com o ambiente. Dessa forma, o técnico estará a um abrir de uma porta para fazer qualquer manutenção corretiva.

Quais os benefícios que um Painel de Shaft traz para a sua obra?

As características descritas até aqui já mostram as muitas possibilidades que os Painéis de Shaft podem trazer.

Todas têm um papel fundamental na eficiência da sua obra e, principalmente, na satisfação do cliente, em especial nos momentos mais difíceis, os reparos, quando ele fica apreensivo com as dificuldades e tensões que eles podem provocar.

Com os painéis, tudo fica mais simples.

Serviços mais rápidos e eficientes

Nada de quebrar paredes até chegar às instalações e todo o tempo e esforço que isso exige; basta abrir o espaço, usando a tampa, e tudo estará à disposição para os trabalhos. Sem quebrar paredes!

Custo menor de material

Aqui o custo é menor tanto para a sua obra em andamento quanto nas intervenções em imóveis prontos. Nas obras, o custo de um Painel de Shaft é muito inferior ao gasto com de material para fechar, dar o acabamento e revestir os pontos.

Nos imóveis, o cliente não pagará pelo material de fechamento após a quebra, apenas os itens necessários para os reparos.

Custo menor de serviços

Mais tempo para quebrar paredes, organizar a área, reparar, fechar a parede e recolher o entulho – tudo isso tem um custo que não existe quando usamos um Painel de Shaft.

O custo de mão-de-obra se resume a reparar, portanto será bem mais baixo.

Serviços limpos e sem transtorno

Para o seu cliente, esse aspecto é fundamental: reparos na residência sem afetar demais a vida dos moradores e sem causa problemas com o condomínio e os vizinhos, pelos riscos de atingir equipamentos no entorno e o barulho.

Os entulhos são outro problema que não acontece quando usamos o Painel de Shaft – e sabemos como, muitas vezes, é complexo retirar e transportar os restos de obra.

Valoriza o imóvel

É notável a diferença entre entregarmos uma obra com o Painel de Shaft ou não.

Ter os pontos cruciais de instalações acessíveis dessa forma tão rápida valoriza a obra e o imóvel. Os clientes dos dias de hoje dão valor a soluções que poupem tempo e custo sem sacrificar a qualidade.

Dimensionar Painel de Shaft

Mas como definir o tamanho ideal do Painel de Shaft para cada ambiente?

Como podemos ver, definir a dimensão certa de cada Painel de Shaft em uma obra é fundamental para o sucesso no presente e no futuro. E quais sãos as dicas para fazer a escolha certa?

Vamos falar de alguns cuidados importantes, lembrando que na Explas você encomenda as suas peças de acordo com o que for definido no projeto e, principalmente, a cor que vai combinar com o ambiente.

1 – Atenção com a localização das instalações técnicas

Esse ponto é o primeiro e fundamental: os locais definidos para as instalações elétricas, de gás, de ar condicionado e hidráulicas vão definir a viabilidade de usar os Painéis de Shaft.

É importante definir um espaço para um painel com dimensão que permita:

  • Que o entorno tenha espaço para movimentação;
  • Que não impeça a abertura (por exemplo, perto de espelhos, nichos ou box).

2 – Atenção com o espaço interno

O espaço interno deve ser calculado para permitir o acesso e o manuseio com conforto e sem risco de danificar peças durante os reparos.

3 – Resultado estético da escolha

Usar um Painel de Shaft é sinônimo de funcionalidade, certo? Mas no dia a dia, os clientes percebem se a presença deles, como outros acabamentos, prejudicam esteticamente o ambiente.

E isso pode acontecer, basta que ele seja pequeno demais ou grande demais para o local. Ou esteja em um local que prejudique ou apareça demais na decoração. O cliente, ao visitar um imóvel, projeta seu estilo em cada espaço e percebe as proporções.

Portanto, independente do acabamento elegante e da qualidade estética da peça, é fundamental projetar uma relação de harmonia entre o painel e os demais itens do ambiente.

Com esses cuidados, é possível dimensionar um Painel de Shaft adequado a cada local e transformá-lo em aliado da sua obra!

Quer conhecer o nosso orçamento para a sua obra? Acesse aqui e faremos sem compromisso!

A Explas é uma empresa com mais de vinte anos de experiência e compromisso com soluções inovadoras na construção civil.