Dê proteção e acabamento à obra com Carenagens Hidráulicas!

Imagine o impacto financeiro com a perda de caixas de revestimento no fechamento de um banheiro, por causa de uma decisão errada ou falha na execução?

Pode até mesmo faltar recursos nas etapas finais. Para uma construção, isso significa gastar mais e perder lucro, já que o preço final não pode mudar por causa desses fatos. Para uma reforma, seu cliente pode ficar sem dinheiro para continuar a obra e até mesmo cancelar o projeto se entender que a falha foi da sua equipe!

Como entregar a melhor instalação hidráulica na sua obra? Confira essas 4 dicas!

Em um projeto de construção ou reforma, temos os diversos sub projetos: hidráulico, elétrico, fundações, alvenaria e outros.

As instalações hidráulicas são, sem dúvida, a parte mais complexa e por diversos motivos:

  • Envolve uma grande quantidade de materiais e equipamentos;
  • Exige profissionais realmente qualificados devido ao nível de detalhamento e precisão na montagem das estruturas de cada cômodo e na interação entre eles e o ambiente externo;
  • É onde estão os maiores riscos de erros com resultados de grande alcance, podendo até mesmo interditar o imóvel;
  • Está diretamente ligado à saúde e bem estar dos futuros (ou atuais) moradores.

Outro motivo e bem mais conhecido é o transtorno de um vazamento dentro de casa, que pode obrigar a quebrar paredes, pisos e paralisar o uso de banheiros, cozinhas e áreas de serviços.

Por outro lado, com essas 4 dicas, você pode entregar um projeto hidráulico bem executado e que se transforma num grande cartão de visita da sua obra!!

1 – Pense na disposição dos espaços que usam instalações hidráulicas

Antes de começar a obra ou reforma é um bom pra avaliar se banheiros, cozinha, lavanderia, área de serviço e quintal estão dispostos com a menor distância possível entre eles, sem comprometer a privacidade de cada espaço.

Isso ajuda a economizar com tubulações e conexões e reduz o número de pontos críticos em toda a instalação. Uma ótima sugestão para complementar esse trabalho é usar painéis de shaft, oferecidos pela Explas. Dessa forma, é possível fazer manutenções rapidamente e sem quebrar paredes.

2 – Contrate um técnico qualificado

Instalações hidráulicas são sistemas complexos e compostos de peças variadas e isso requer um profissional que tenha experiência reconhecida. Uma instalação errada, além do risco para a estrutura da obra e o gasto imprevisto – que pode sair do bolso de quem faz o serviço – também pode prejudicar a garantia dos materiais.

3 – Teste e documente as instalações antes de fechar paredes e pisos

Nada pode ser mais frustrante do que investir em alvenaria e revestimentos e surgir infiltrações em paredes e pisos, ainda durante a obra ou com o imóvel ocupado.

Por esse motivo, é essencial fazer todos os testes – e sem pressa – nas instalações. Assim evitamos transtornos futuros. Além disso, reveja o projeto original com todas as posições finais das instalações antes de fechar paredes, para evitar que metais e louças sejam montados em cima de tubulações.

4 – Instalações hidráulicas requerem espaços adequados e seguros

Durante a obra ou reforma, é fundamental avaliar (e rever, se for o caso) os espaços para as instalações e os equipamentos acoplados a elas devem ser seguros para o uso pelos moradores e para a integridade dos componentes.

Por exemplo, se deve instalar lavatórios, privadas e tanques de forma que haja espaço para futuras manutenções e possam ser usados sem risco de quebra e de acidente com as pessoas.

Para a segurança das instalações aparentes – que ficam do lado de fora das paredes – como as de pias e sanitários, uma excelente solução são os Chassis e Carenagens Hidráulicos, fornecidos pela Explas. Vamos falar um pouco sobre essa inovação que alia proteção e praticidade.

valorizar obra com carenagens

Carenagens Hidráulicas e Chassis: eficiência na manutenção e acabamento de qualidade!

Os painéis de shaft são componentes de muita utilidade para facilitar a manutenção dos grandes grupos de instalações que ficam dentro da alvenaria, através de um espaço que isola as peças a facilita o acesso e evita a quebradeira de paredes.

Também podem ser usados para o acesso rápido de instalações elétricas, de gás, ar condicionado e esgoto. Porém, eles não se aplicam às ramificações em pias, sanitários, lavabos, tanques e máquinas de lavar, que precisam ficar aparentes para serem rapidamente reparadas ou desmontadas para limpeza ou desentupimentos.

Essas instalações precisam de proteção contra choques e ficar inacessíveis para crianças e animais. E como conseguir a praticidade, a proteção e também um acabamento com elegância?

Para esses casos, uma inovação fornecida pela Explas atende: as Carenagens e Chassis Hidráulicos.

O que são as Carenagens Hidráulicas?

São estruturas em poliestireno – um material de alta resistência – para proteger as instalações hidráulicas aparentes em um imóvel.

Podem ser fabricadas em diversos tamanhos, conforme o espaço disponível e a localização de cada ramificação. Isso permite usá-las em lavanderias, áreas de serviço, cozinhas e banheiros, recobrindo tubulações e rabichos.

Como as Carenagens Hidráulicas beneficiam as instalações?

Os benefícios ao usar as Carenagens Hidráulicas são muitos e decisivos para usá-las nas obras e reformas.

Mais segurança

As carenagens protegem as ramificações de choques de outros equipamentos e do acesso de animais e crianças, o que pode causar acidentes. Mesmo para as instalações que ficam dentro de armários – como nos banheiros – elas são importantes para que o espaço deles seja ocupado sem o risco de que vazamentos estraguem produtos.

Mais rapidez nas manutenções

Tudo fica simples na hora de reparar as tubulações protegidas pelas carenagens hidráulicas; é só desparafusar, fazer os consertos e remontar. Portanto, o técnico gasta menos tempo nas manutenções.

Reparos mais baratos

Em um projeto, podemos decidir que algumas instalações ficarão aparentes – por exemplo, as ramificações hidráulicas e elétricas de equipamentos de lavanderia. Essa decisão pode representar um custo de manutenção muito menor, já que não precisamos quebrar paredes. Para isso, é importante proteger as estruturas com as carenagens hidráulicas.

Com essas vantagens, a sua obra ou reforma pode alcançar o maior dos objetivos: manter clientes satisfeitos com o cuidado que está sendo dado para componentes tão importantes no dia a dia da residência!

Gostou destas informações? Temos mais conteúdo sobre esta e outras inovações em construções no blog!

Quer conhecer o nosso orçamento para a sua obra? Acesse aqui e faremos sem compromisso!