4 dicas para escolher o melhor Painel de Shaft para a sua obra

Numa construção ou reforma, sempre buscamos um resultado, bonito, durável e com o menor custo sem comprometer a qualidade final.

Além dessas preocupações, é importante criar condições favoráveis para as manutenções futuras. Os imprevistos acontecem e sabemos dos transtornos que eles podem causar aos clientes e impactar negativamente na imagem do trabalho da construção.

Também existe o limite de vida útil dos componentes e a necessidade de, com o tempo, modernizar os sistemas que compõem uma obra – elétrico, hidráulico, de gás, de ventilação, de acabamento e revestimento, entre outros.

Facilitar as manutenções é uma forma de economizar tempo e dinheiro

Até mesmo alguns profissionais do ramo da construção, não dão a importância devida à facilidade de fazer as manutenções preventivas ou corretivas no futuro, pois concentram seus esforços e recursos na construção em si. Porém, um ambiente que facilite os reparos traz grandes benefícios. Acompanhe a seguir!

Serviços mais rápidos

Existem formas de facilitar o acesso aos pontos críticos em uma obra, aqueles onde a possibilidade de incidentes é maior, como as tubulações e os sistemas elétricos. Isso reduz o tempo para os reparos e o transtorno para os moradores.

Serviços mais eficientes

Com o acesso facilitado, sem quebrar alvenaria ou os riscos de atingir outros componentes, os técnicos conseguem executar os reparos e mudanças com mais segurança, com uma margem de erro menor.

Serviços com um custo menor

Menos tempo e melhor acesso permitem que os serviços sejam mais simples e, portanto, podem ter um custo menor, principalmente por não precisar quebrar paredes e gastar com o fechamento delas. É fundamental usarmos inovações para atingir essas vantagens, e uma das principais é o Painel de Shaft.

Você conhece o Painel de Shaft e a importância dele na sua obra?

O Painel de Shaft fornecido pela Explas é um equipamento tão discreto quanto essencial nos ambientes, que possibilita manutenções periódicas e, com isso, facilitar a vida das equipes técnicas.

Ele consiste em um compartimento dentro da alvenaria, em diversos pontos do imóvel onde podemos concentrar e proteger os pontos críticos de sistemas hidráulico, elétrico, de gás e de ventilação.

Na Explas, ele também se compõe da Tampa de Shaft, formando um conjunto prático, que dispensa a quebradeira de parede ou de placas de gesso, que ainda são usadas em algumas obras para fechar o espaço do painel.

O acesso aos componentes desses sistemas é imediato: basta abrir a tampa, fazer os reparos e depois fechar. Simples assim!

Com isso, atingimos os benefícios que comentamos anteriormente – reparos mais rápidos, mais eficientes e mais baratos.

Quais são as dicas para instalar um Painel de Shaft?

Tudo em uma obra precisa ser bem analisado para fazer parte de um grande conjunto, sempre contribuir e também não ser um fator crítico em uma obra e depois no dia a dia.

Não é diferente com o Painel de Shaft; sua utilidade é grande e, por isso, precisa ser bem escolhido e instalado para tirar o melhor proveito. Confira os pontos de atenção que devemos ter:

1 – Tamanho do Painel de Shaft

É fundamental que os componentes – tubulações, registros e outros – estejam acomodados em um espaço confortável para acessar sem risco de danificar uma peça ou ter dificuldade de manipulação.

Os tamanhos são padronizados por normas da Construção Civil e a Explas sempre tem uma medida que se adapta a cada caso. As nossas medidas disponíveis são:

Com abertura frontal:

  •         12 x 20 cm
  •         12 x 40 cm
  •         20 x 22 cm
  •         20 x 40 cm
  •         28 x 50 cm
  •         40 x 42 cm

Tampa para Shaft Infra Ar:

  •         18 x 40 cm
  •         40 x 40 cm
  •         32 x 52 cm
  •         45 x 55 cm
  •         12 x 34 com porta de inspeção (especial)

Painel de Shaft

2 – Localização nos ambientes

Podemos usar os Painéis de Shaft em todos os ambientes onde queremos garantir que sistemas possam ser acessados sem quebrar paredes – banheiros, cozinhas, áreas de serviço e de lavanderia, quintais e, até mesmo, em garagens.

O mais importante é definir o local certo em cada ambiente – e este local dependerá dos pontos definidos para os sistemas. Portanto é essencial projetar os pontos e, ao mesmo tempo, avaliar se o Painel de Shaft estará em uma posição adequada.

O ideal é estarem em locais sem móveis, equipamentos e circulação de pessoas no caminho. A altura do Painel de Shaft não pode criar dificuldades físicas para o acesso. Dessa forma, podemos ver como essa escolha é decisiva e fará a diferença na hora de usar no futuro.

3 – Durabilidade

Independente da localização do Painel de Shaft no ambiente, ele deve ser resistente a choques, internos e externos, e durável com o uso ao longo do tempo.

Por mais que seja utilizado para manutenções, ele deve se manter firme ali, sem lascas ou trincos. Por isso, os painéis da Explas são fabricados em poliestireno, um material de ótimo acabamento, muita durabilidade e resistência ao uso e a impactos.

4 – Acabamento

A estética nunca pode ser esquecida em uma obra. Afinal de contas, os clientes esperam encontrar espaços bonitos e agradáveis em todos os sentidos.

Por mais simples que alguns itens possam ser no contexto geral, a sua harmonia com os demais componentes é que vai determinar a beleza do ambiente. E não seria diferente com os Painéis de Shaft.

Eles são feitos em design moderno, em cores diversas para escolher a que mais combina com os demais componentes e, principalmente, com o revestimento das paredes. Contam com abertura frontal (dobradiços) de sobrepor e embutir com parafusos de fixação que não ficam visíveis, o que confere mais discrição e elegância.

Isso é muito importante para que o Painel de Shaft seja um item que faça parte naturalmente do ambiente e agrade o cliente, além de toda a sua funcionalidade.

Gostou destas informações? Temos mais conteúdo sobre os Painéis e outras inovações em construções no blog!

Quer conhecer o nosso orçamento para a sua obra? Acesse aqui e faremos sem compromisso!