Como evitar quebra-quebra na obra

Obra. Essa é uma palavra que tira o sono das pessoas desde o momento em que a possibilidade dela surge.

Seja para construir, ou para corrigir problema estruturais ou para renovar o ambiente, as obras são sempre algo bastante complexo de administrar. Só para citarmos as questões principais:

  • Definir a lista de materiais que precisam ser comprados e onde consegui-los pelos melhores preços;
  • Contratar os profissionais – preço e confiança no trabalho;
  • Criar uma agenda para acompanhar a obra e rediscutir vários pontos e problemas que vão acontecendo ao longo dela

Dentro de cada uma surgem outras preocupações, mas existe algo que incomoda sempre: o quebra-quebra. E este incômodo e a apreensão tem seus motivos:

  • Os riscos da quebradeira em um ponto afetar outro que não precisa ser mexido;
  • O transtorno que causa, com a poeira e o barulho, principalmente quando a residência tem movimento durante o dia – idosos, crianças e animais, por exemplo;
  • A relação com os vizinhos, que muitas vezes é tensa.

Boa parte do quebra-quebra em uma obra pode ficar no passado

É no momento dos reparos que lamentamos não ter investido em outra palavra: inovação. Estaé palavra mágica para reduzir ou eliminar o quebra-quebra nas obras.

Se em muitos aspectos, quebrar estruturas é necessário, especialmente para corrigir problemas internos de estrutura, existem diversas soluções no mercado que aliam o desejo de reparo ou de mudança de visual com uma execução mais limpa.

Vamos falar um pouco de como evitar quebra-quebra na obra. São soluções simples, de um custo que justifica a tranquilidade no futuro.

Rodapés de encaixe

Os rodapés podem ser renovados evitando o quebra-quebra de arrancar os atuais, com grande risco de danificar paredes e pisos: os modelos de encaixe são uma ótima opção.

São peças modulares tanto no comprimento quanto na altura. Você compra pelo metro linear e define a altura suficiente para cobrir totalmente o rodapé atual. Tem um design bonito que combina com todo tipo de ambiente, podem ser pintados e, dependendo do encaixe entre o rodapé atual e o novo, há espaço para passar fiação por dentro dele – outros benefício para não manter fios aparentes.

Painel e Tampa de Shaft

Imagine sua residência recentemente construída e um problema hidráulico ou elétrico surge, precisando acessar as instalações dentro da alvenaria? Só de pensarmos, já é possível ouvir o barulho do concreto caindo, não é mesmo?

Os Painéis e Tampas de Shaft, desenvolvidos pela Explas, são uma inovação importantíssima ajudar a reduzir os transtornos de uma manutenção: são espaços encaixados dentro da alvenaria, onde ficam as instalações principais, com uma tampa de fácil acesso.

Desta forma, o técnico consegue reparar o problema sem quebrar paredes e de uma forma mais rápida e segura, além de economizar o material de fechamento da parede.

Pisos vinílicos

Os pisos vinílicos vieram como uma ótima opção de mudança de visual da residência sem precisar passar pela sempre difícil troca de pisos da forma tradicional.

Eles são instalados por cima do piso atual, com um sistema que assegura estabilidade no resultado. Existem vários padrões para reproduzir a madeira natural e as instalações podem ser por cola ou por clique. Com isso a colocação é mais rápida e mais limpa. E são pisos recomendados para quem tem crianças pequenas, pois tem conforto térmico.

Evitar quebra-quebra em obras

Carenagens Hidráulicas

Problemas hidráulicos e elétricos podem surgir a qualquer momento e, muitas vezes, as instalações não estão aparentes, o que acaba provocando a quebradeira para o reparo.

Por outro lado, muitas pessoas têm receio de deixar tubulações aparentes com crianças e animais em casa, mas as Carenagens Hidráulicas, desenvolvidas pela Explas, resolvem esta questão e eliminam a necessidade de quebrar paredes.

São estruturas fabricadas em poliestireno, um material de alta resistência e durabilidade, que isola toda e qualquer instalação elétrica, hidráulica, de gás e até de ar condicionado, protegendo de água e produtos químicos, choques e quedas de objetos nelas e do toque de animais e crianças.

Possuem dimensões e cores diversasconforme o projeto da obra, e podem ser fixadas na parede por parafusos ou velcro de alta resistência. Sem dúvida, uma solução prática para o técnico consertar rápido e sem sujeira.

Essas e outras inovações podem aumentar a sua tranquilidade no futuro com reparos necessários e evitar os altos custos de fechamento de paredes, especialmente com os revestimentos – e muitas vezes o resultado do remonte não fica bom.

Quer ver mais informações sobre Carenagens Hidráulicase outras inovações em construções? Veja nosso blog!

Quer conhecer o nosso orçamento para a sua obra? Acesse aqui e faremos sem compromisso!

A Explas é uma empresa com mais de vinte anos de experiência e compromisso com soluções inovadoras na construção civil.