6 formas de fazer a diferença na obra com Painéis de Shaft

O mercado da Construção Civil brasileiro registrou números animadores nos primeiro trimestre de 2019 quando comparamos com 2018: o número contratos de aquisições cresceu 9,7% e o número de lançamentos foi 4,2% maior.

Esses resultados demonstram uma retomada do otimismo no setor, tanto com mais consumidores investindo quanto os construtores apostando que o mercado vai crescer em demanda nos próximos meses.

Evidentemente, são números positivos, mas baseado em um cenário ruim no começo de 2018, quando o país ainda estava na pior fase da crise econômica que se iniciou em 2015. E o PIB da Construção recuou 2% em relação ao último trimestre de 2018.

São números conflitantes, que refletem que vamos sair da crise, mas será lentamente e ainda enfrentando a desconfiança das empresas para investir mais.

Criatividade para enfrentar os desafios da retomada da Construção Civil

Por outro lado, os imóveis, principalmente residenciais, são uma necessidade de muitos brasileiros e por vários motivos: sair de um aluguel alto, de imóveis precários ou que não atendem mais às necessidades familiares.

O déficit habitacional ainda é alto, portanto existe um espaço muito grande para as construtoras atuarem aos poucos, principalmente no investimento público do programa Minha Casa Minha Vida em regiões de todo o país.

E o mercado consumidor está voltando a crescer, mas ainda é pequeno. Por outro lado, é preciso voltar a construir para atender pessoas e lugares onde não há imóveis para oferta hoje.

É um quebra-cabeça para as construtoras e profissionais de obras: investir em mais imóveis, porque as empresas precisam faturar, e conquistar os clientes, que por sua vez são mais exigentes, principalmente com o que pode aumentar o conforto, a praticidade e reduzir o preço do imóvel.

Não basta apenas entregar o projeto de sempre: a criatividade é a alternativa para oferecer o que é inovador, que custe menos para as obras e, com isso, melhore o preço final para os clientes.

As inovações podem aumentar a competitividade da sua obra

Com tanta competição e um público consumidor que ainda é pequeno para tantos imóveis, é preciso rever muitos conceitos para fazer a diferença no mercado:

  • Componentes inovadores, que tragam soluções novas para desafios conhecidos;
  • Materiais novos, com custo menor e sustentáveis;
  • Formas mais eficientes de cumprir etapas da obra.

São caminhos para criar obras mais baratas e com isso melhorar o preço para o cliente e aumentar a competitividade.

Muitas inovações chegaram para transformar a forma de construir, entre elas:

  • Kits hidráulicos: que facilitam e padronizam instalações complexas;
  • Carenagens hidráulicas: preservando e facilitando os reparos hidráulicos e elétricos;
  • Iluminação inteligente: reduzindo o custo e o consumo de energia;
  • Painéis de shaft: a alternativa para reduzir o custo, o tempo e os riscos de grandes manutenções.

Vamos falar dos Painéis de Shaft, fornecidos pela Explas, e de como eles podem melhorar a sua obra e destacá-la para os clientes.

Painéis de Shaft: aliados na qualidade da obra e na eficiência de reparos

Imagine quando precisamos fazer reparos em um banheiro social e o primeiro passo é quebrar a parede no ponto onde as instalações hidráulicas estão.

Logo lembramos do transtorno que isso vai causar para os moradores, com o isolamento da área, a quantidade de material que será retirado, o tempo, o esforço e a quantidade de material que será perdido ao abrir e fechar a parede.

Nessas horas, os clientes realmente lamentam quando ouvem o profissional dizer se aqui existisse um painel de shaft, eu faria o reparo em um dia.

Seria muito bom que o imóvel fosse entregue com esse componente, então por que não lembramos dele na hora de construir ou reformar?

Os Painéis de Shaft são a solução inovadora para esse problema. São estruturas em forma de caixas que ficam dentro da alvenaria em pontos estratégicos do imóvel, onde estão as estruturas críticas hidráulicas, de ar condicionado, de esgoto e até elétricas.

Essas estruturas podem precisar de manutenção corretiva no futuro e, nesse momento, causar muito esforço, exigir mais tempo, correr mais riscos e custar muito caro se não estiverem dentro dos painéis de shaft.

Com os painéis, os reparos se resumem a abrir uma porta ou desmontar uma cobertura aparafusada e ter acesso a tudo que precisa ser feito. Sem serviços estressantes para os clientes e trabalhosos para os profissionais.

Junto com os painéis de shaft, temos as Tampas de Shaft, que podem ser instaladas como portas (sistema dobradiço), aparafusamento ou velcro.

Os painéis e tampas são produzidos em poliestireno, um material de alta resistência a choques e durabilidade e em cores e dimensões diversas, o que garante que cada obra terá peças em conformidade com cada projeto.

São componentes que trazem elegância e modernidade para a sua obra e transmitem beleza e praticidade para o cliente.

Na Explas, você encontra as opções para as necessidades da sua obra.

Painéis de Shaft: quando podem fazer a diferença na sua obra

Como vimos até aqui, os painéis de shaft são componentes práticos e ao mesmo tempo elegantes, e podem evitar problemas na obra.

1 – Reduzir o custo final da manutenção para o cliente

Grandes reparos em instalações hidráulicas e elétricas costumam tirar o sono de moradores pelo alto custo que elas representam e muito mais pela quantidade de material que será preciso para fechar as paredes ou pisos depois dos reparos feitos.

É uma preocupação justa, porque são itens de alto valor, mas com os painéis de shaft, o custo se resume à mão-de-obra e as peças que forem necessárias no reparo. O técnico cobrará um valor menor pelos seus serviços, pois ficará menos tempo no local.

E não haverá o tão temido gasto com alvenaria e revestimentos. Tão simples quanto trocar disjuntores ou fusíveis em uma caixa de energia.

2 – Eliminar os riscos durante os serviços

Com uma forma tão limpa de executar os reparos, evitamos o risco de:

  • Acidentes com o técnico ou pessoas próximas;
  • Atingir peças dentro da alvenaria, já que todos os componentes estarão organizados para serem acessados diretamente;
  • Danificar no entorno dos reparos – lavabo, sanitário, tanques, metais e louças – por causa da extensão da quebradeira.

Basta abrir ou remover a tampa e executar os reparos.

melhorar qualidade obra painel de shaft

3 – Melhorar a performance dos técnicos

Condições ideais de trabalho sempre motivam, não é mesmo? Com os serviços, não seria diferente.

Ao trabalhar mais rápido e com mais segurança, o técnico se sente mais motivado, trabalha em melhores condições de tempo e esforço e garante um resultado final melhor.

4 – Otimizar o tempo dos reparos

Tempo é dinheiro para clientes, pagando menos, e para os técnicos, que podem atender mais lugares. Quebrar uma parede é uma tarefa que não agrega valor ao serviço e ainda exige horas de trabalho duro e arriscado.

Para o cliente, além do custo menor de mão-de-obra, ele precisa supervisionar menos a obra e reduz o trânsito de pessoas estranhas na residência.

5 – Eliminar os transtornos para o cliente

Nada pode ser mais desgastante para um morador do que ver seu banheiro ou cozinha sendo quebrado para fazer um reparo hidráulico. São horas ou dias de tensão, cuidados com crianças e animais e, principalmente, estresse com vizinhos e o síndico e o receio de que a quebradeira de paredes afete algum equipamento próximo.

Não podemos esquecer que, no método tradicional, o profissional vai depender do projeto final para achar o local exato do serviço e nem sempre a informação existe. Com os painéis de shaft, tudo se resume a uma visita técnica e poucas horas de reparos, o que transmite mais tranquilidade ao cliente e sua família.

6 – Valorizar a sua obra

Entregar uma obra que usa os painéis de shaft nos pontos estratégicos demonstra o cuidado que a equipe de obra teve sobre os efeitos negativos que o processo tradicional causa quando é preciso fazer um reparo.

Os Painéis de Shaft, assim como outras inovações, devem fazer parte do padrão de construção para que entreguem benefícios aos moradores e também valorizem o acabamento da obra e consequentemente o valor de venda do imóvel.

Quer conhecer o nosso orçamento para a sua obra? Acesse aqui e faremos sem compromisso!

A Explas é uma empresa com mais de vinte anos de experiência e compromisso com soluções inovadoras na construção civil.