Gerencie sua obra e colha bons resultados!

Uma mão de obra bem gerenciada é a garantia de bons resultados

Um dos principais benefícios de uma mão de obra bem gerenciada está nos resultados que ela pode trazer. Principalmente, se pensarmos em um quadro de funcionários muito mais produtivo e com um foco em suas obrigações diárias.

Funcionários focados garantem a entrega de resultados e maior qualidade nos serviços prestados. Além de tudo, esses resultados beneficiam a empresa de uma maneira geral, tornando-a reconhecida no mercado pela excelência em que ela entrega seus serviços.

Porém, há casos onde funcionários que não são bem direcionados podem trazer graves problemas nas obras. O que infelizmente é muito comum presenciar, como casos de furto de materiais, acidentes no canteiro de obras e, muitas vezes, até sobrecustos na mão de obra.

Para que os casos negativos acima não façam parte da sua realidade é importante conhecer algumas dicas que preparamos para um bom gerenciamento de mão de obra. Confira!

Selecione a equipe adequadamente

Não subestimar os processos é uma tarefa que devemos aprender enquanto profissionais desse setor. Você sabia que o Brasil está entre os  cinco piores países do mundo para encontrar mão de obra qualificada, segundo relatório do ManpowerGroup?

Essa informação nos serve de alerta, pois o processo de seleção dentro de uma obra deve ser um assunto analisado criteriosamente. Em um mercado com poucos profissionais, a missão de um processo de seleção deve ser de  encontrar profissionais  talentosos.

Observe as seguintes etapas que identificamos para você ter sucesso dentro da sua seleção: análise do cargo em aberto, recrutamento de profissionais, triagem inicial dos currículos, aplicação de testes necessários, escolha do profissional com maior aderência a função em aberto.

Comunique!

Assim como em muitas áreas profissionais, a falta de comunicação em uma obra também pode acarretar em diversos problemas, tornando assim erros e conflitos no ambiente de trabalho, ainda mais constantes.

Para evitar esse tipo de situação e entender como podemos otimizar nossas informações dentro da obra,  nada como manter o diálogo, deixando os operários sempre informados e alinhados.

Vamos entender como fazer isso?

Hoje podemos utilizar a tecnologia ao nosso favor, como são os casos mais modernos de sistemas de gerenciamento de obras que facilitam essa comunicação.

Seja por meio de alertas e registos que deixam todos os trabalhadores cientes dos acontecimentos ou por  notificações,  para uma boa comunicação, nada melhore que conhecer as novidades que o mercado oferece e implementá-las no dia a dia da sua equipe.

Além disso, é importante que todos os líderes de obra (engenheiros, técnicos, mestres de obra, etc.) estejam comprometidos com o assunto. Sem o comprometimento dos líderes a tarefa de comunicar sem ruídos torna-se muito difícil.

Tenha um plano!

Sem um bom plano de RH, é possível que em algum dia falte mão de obra para o desempenho das atividades, isso pode prejudicar o prazo de entrega da obra e influenciar de modo negativo os resultados desejados pela empresa.

Para criar um plano de recursos humanos eficiente, é importante que você defina com clareza as escalas de trabalho, os papéis e responsabilidades de cada função, o organograma do projeto, além de políticas mais gerais — como recompensas e punições.

Você está disposto a dar feedback?

Saber se o caminho que estamos trilhando é o caminho certo a ser percorrido é algo que todos desejam saber, Quem gosta de perder tempo em algo que não nos leva a lugar algum?

O feedback consiste exatamente em informar os operários sobre seu desempenho em determinadas funções, ou seja, um profissional bem alinhado com o que se é esperado pode ter comportamentos mais engajados, gerando assim resultados mais relevantes.

Tenha em mente que oferecer um feedback deve ser algo planejado, com equilíbrio nas críticas e elogios para uma postura profissional. Dar espaço para ouvir os operários também demonstra preocupação com a opinião deles como parte da sua equipe.

Outro assunto que merece nossa atenção são as novidades que o mercado traz para facilitar a entrega de uma obra de qualidade.

Será que estamos entregando o nosso melhor? Será que nesse período que deixamos de acompanhar as novidades não surgiu nada que pudesse facilitar nosso dia a dia?

Facilite!

Nós da Explas já somos reconhecidos por toda a praticidade que oferecemos para os profissionais que desejam melhorar o desempenho e o acabamento nas obras. Nossos produtos contam com qualidades essenciais para facilitar, organizar, agilizar e produzir menos resíduos.

Além de tudo, possuímos serviços que contam com o auxilio de  uma equipe de profissionais experientes no mercado.

A Explas é uma empresa com mais de duas décadas no mercado, especializada na fabricação de peças em materiais plásticos, estruturas metálicas, prestação de serviços e criando soluções inteligentes e de altíssima qualidade, buscando inovações tecnológicas de ponta.

Ao longo do tempo, a Explas conquistou credibilidade e reconhecimento de mercado, fato de grande importância que gerou novas oportunidades e um aperfeiçoamento, cada vez mais, completo e solicitado por empresas conceituadas no mercado.

Facilite o seu dia a dia, entre em contato conosco e tenha uma melhor experiência. Gostou das nossas dicas? Ao aplica-las você conseguirá gerenciar sua mão de obra de forma muito mais eficiente, obtendo maiores resultados em cada tarefa realizada.

Agora que está por dentro do assunto e sabe como otimizar sua mão de obra, aproveite para continuar aprendendo. Acompanhe nossos materiais no blog e fique por dentro de todas as dicas de mercado.