Como utilizar equipamentos para instalação de banheiras de hidromassagem

Quando pensamos em conforto nas residências, um dos primeiros itens que vem à mente são as banheiras de hidromassagem, não é mesmo?

Há poucos anos, elas eram consideradas como um item de luxo, acessíveis apenas nos imóveis para pessoas de alta renda. Porém, esta realidade mudou muito, com a redução do custo dos equipamentos de produção e de instalação delas.

Isto também abriu espaço para que as banheiras de hidromassagem se tornasse populares, criando mais empresas e assim melhorando os custos para as obras e para os clientes.

Instalação de banheiras de hidromassagem da Explas é inovadora no setor

A instalação é, sem dúvida, a parte mais crítica de ter uma banheira de hidromassagem.

São vários cuidados necessários, uma pequena obra e algum transtorno para o dono do imóvel – barulho, interdição de uso do banheiro e entendimentos com o condomínio, no caso de apartamentos. Mesmo na construção, a instalação também exige os mesmos cuidados técnicos.

Porém, o processo de instalação de banheiras de hidromassagem da Explas é uma inovação no mercado e permite fazer este serviço de uma forma mais simples para o profissional e mais tranquila para o cliente.

É uma instalação que usa uma estrutura de alumínio onde a banheira fica apoiada. Esta estrutura é fixada na área escolhida sem mexer na alvenaria ou quebrar paredes e deixa a parte inferior da banheira completamente livre para checagens periódicas e intervenções de manutenção, sem necessitar de quebrar alvenaria.

Tudo isto faz com que a instalação de banheiras de hidromassagem da Explas seja mais eficiente, seja limpa e tem um custo menor.

O que devemos avaliar antes de instalar uma banheira de hidromassagem?

Existem as instalações embutindo a banheira no piso, aquele com uma estrutura de alvenaria ou as instalações utilizando a tecnologia da Explas.

Mas em todos tipos de instalação e em apartamentos, devemos ter a preocupação com o projeto original do imóvel e da edificação.

Uma banheira cheia equivale a uma piscina pequena, por isso é importante saber com a administração ou com a empresa construtora se o projeto do prédio permite que banheiras de hidromassagem sejam instaladas, para que não danifique a estrutura.

Nos imóveis em construção, esta decisão é evidentemente mais simples pois o projeto original já define se os imóveis serão entregues com uma banheira instalada ou se, no mínimo, permitirão a instalação posteriormente, sem comprometer a estrutura – definindo a capacidade máxima permitida.

Mesmo em casas é preciso ter esta precaução, pois é comum instalar banheiras no segundo andar de casa ampliadas.

Requerimentos hidráulicos para instalar a banheira de hidromassagem

É importante que as banheiras de hidromassagem sejam instaladas próximas a um ponto de entrada de água e um ponto de escoamento interligado ao esgoto. Esses pontos devem estar a 30 centímetros de altura do chão.

Se a banheira prevê uma ducha, deve haver um segundo ponto de entrada de água.

Requerimentos elétricos para instalar a banheira de hidromassagem

Também devem ter um ponto de energia, que é necessário para o trabalho de aquecimento da água. Este ponto deve estar a 30 centímetros de altura do chão.

Outros cuidados são importantes, como verificar a voltagem da rede elétrica antes de escolher o aquecedor e o motor, uma ligação elétrica independente para a banheira e as distâncias mínimas de aparelhos em relação a ela. E o motor deve estar a pelo menos 60 centímetros de distância do vaso sanitário e de armários.

Banheira de hidromassagem

Requerimentos de assentamento e acabamento da banheira de hidromassagem

O assentamento e o acabamento são etapas que exigem muita atenção, pois a estabilidade da banheira de hidromassagem é fundamental para o perfeito funcionamento e a segurança.

Não se deve sustentar a banheira pelas bordas – nas instalações em alvenaria. Elas são feitas apenas para o acabamento lateral do equipamento.

O revestimento das laterais e do topo de banheira deve ser feito com material de alta resistência e ótimo acabamento como o granito e o mármore, usando marteletes e serras de granito e mármore de ótima qualidade.

Como podemos ver, instalar uma banheira de hidromassagem é um item que dá muita qualidade de vida para quem usufrui mas exige inúmeros cuidados para a sua instalação.

Quer conhecer o nosso orçamento para a sua obra? Acesse aqui e faremos sem compromisso!