Conheças as melhores práticas para instalar banheiras, spas e ofurôs

As residências estão se transformando em centrais de entretenimento e de momentos de conforto diante de uma vida moderna cada dia mais corrida e estressante, e cheia de compromissos.

Todos nós queremos relaxar depois de um dia exaustivo, e diante disto, as banheiras de hidromassagem, spas e ofurôs são os mais novos sonhos de consumo dos brasileiros, que querem buscar novas formas de prazer nas suas casas.

Se até alguns anos, as banheiras eram muito caras e concentradas nas classes mais altas – e também faziam parte de novas construções para esta faixa de renda – atualmente são mais populares, por conta de materiais e tecnologias e uma concorrência maior, que resultam em um custo final menor.

Por outro lado, são itens que exigem cuidados especiais para a construção, a instalação e a manutenção. Dominar as melhores práticas para instalar banheiras, spas e ofurôs é a garantia de sucesso no mercado e de satisfação para os clientes.

Estudar com atenção o projeto original da construção

Independente do tamanho da peça e do tipo de instalação, precisamos conhecer o projeto original da construção, principalmente em prédios, para confirmar que a estrutura está preparada para receber o peso de uma banheira cheia.

Outro aspecto importante, nas montagens em imóveis prontos, é se a administração do condomínio permite a instalação das banheiras, justamente por causa da segurança – afinal, poderemos ter uma coluna inteira de apartamentos com banheiras.

Nas casas, esta preocupação não existe, mas com o projeto sim. É preciso avaliar como a estrutura térrea foi feita, e em muitos casos é comum a banheira ser instalada ou projetada para o segundo andar da casa.

Definir o local da banheira com segurança e praticidade

A escolha do local para a instalação, principalmente nas construções novas, é um item fundamental para o sucesso da obra.

O local definido para a banheira deve ter um espaçamento de pelo menos 60 centímetros entre ela e os demais objetos, para a circulação de pessoas e facilitar o trabalho de equipes de manutenção preventiva ou corretiva, quando for necessária.

O acesso ao aquecedor e ao motor, nas banheiras com estes componentes, deve ser fácil, com uma abertura protegida com por uma porta de manutenção com 50 x 35 centímetros.

Além disto, os componentes de funcionamento da banheira, especialmente o motor, para que não fiquem perto de altas temperaturas, como a do chuveiro.

instalação de banheiras Explas

A instalação de banheira da Explas é diferenciada

A instalação de banheira que a Explas oferece é uma estrutura de alumínio que fixa a peça em uma parede lateral e no piso e que vem com uma estrutura frontal pronta para o acabamento em cerâmica ou pedra.

Esta montagem é mais prática e rápida que o processo tradicional e com um custo de alvenaria e revestimento menor. Uma ótima opção para imóveis em construção e para as instalações futuras de clientes.

Preparar a banheira e o local para uso e manutenções

A montagem de uma banheira requer – em maior ou menor escala, dependendo do modelo – uma série de preocupações técnicas que devem ser pensadas antes, para evitar atrasos ou instalações incorretas.

  • Prever um ponto de água e um ponto de escoamento (esgoto) próximos da banheira, a 30 centímetros de altura – e um segundo ponto de água para as banheiras com ducha.
  • Prever um ponto de energia para as banheiras com aquecimento de água, também a 30 centímetros de altura.
  • Verificar a voltagem da rede e do produto.
  • Criar uma ligação elétrica que não seja compartilhada com outros aparelhos.
  • Muita atenção com a vedação da banheira com a parede ou o chão (dependendo do modelo).
  • Revestir as laterais expostas e o topo da banheira com material de alta resistência, como o mármore e o granito

Na instalação Explas de banheiras de chão e parede, o acesso aos componentes internos é mais simples e mais rápido, e a parte inferior da banheira fica livre para checagens e manutenções, sem quebrar alvenaria e revestimento.

Como podemos ver, o trabalho de projeto e instalação de uma banheira, spa ou ofurô pode diferenciar entre modelos e tamanhos, mas é sempre complexo, e com a solução Explas ele fica mais rápido, mais simples e sem quebras e transtornos.

Quer conhecer o nosso orçamento para a sua obra? Acesse aqui e faremos sem compromisso!

A Explas é uma empresa com mais de vinte anos de experiência e compromisso com soluções inovadoras na construção civil.