Menos desperdício e menor custo nas obras? Existem produtos que ajudam a conseguir isso!

O cenário da Construção Civil, depois de anos muito difíceis com instabilidade política e recessão econômica, tende a ser bastante positivo em 2018 e nos próximos anos.

Novos presidente e governadores sabem como está alto o déficit habitacional depois da grande redução no setor, com a redução dos investimentos e do crédito públicos. Com o reaquecimento da economia e mais consumo, é a hora da retomada.

O ano de 2017 mostrou reação, mas os tempos melhores vão exigir das empresas.

As margens serão menores e muito disputadas, então as empresas precisam estar atualizadas quanto às melhores práticas não só para ganhar o mercado, mas para otimizar os resultados e o preservar o meio ambiente – garantir mais qualidade de vida e uma grande imagem que a responsabilidade ambiental gera entre os consumidores.

Podemos falar da combinação de dois tipos de materiais que são essenciais para otimizar os lucros das obras e investir na qualidade de vida das comunidades:

  • Os materiais sustentáveis – uso consciente de recursos naturais, reciclagem e materiais não agressivos ao meio ambiente.
  • Os materiais inovadores – itens que permitem melhorar o processo e o acabamento das obras, reduzindo custos de pessoal e material e o desperdício dos processos tradicionais. A Explas participa ativamente neste segmento, investindo há décadas na promoção de inovação para as obras.

Então, como crescer com menos desperdício e menor custo nas obras? E vender com rentabilidade? Vamos falar de itens que podem fazer a diferença na sua obra.

A responsabilidade social com os produtos sustentáveis

É cada vez mais importante investir em materiais que exijam menos recursos naturais e processos agressivos de fabricação.

Produtos ecologicamente corretos, que reduzem os custos de investimento e trazem a satisfação da responsabilidade ambiental – que gera uma imagem positiva no mercado. Dentre estes materiais, podemos destacar:

  • Concreto reciclado – que pode ser feito do aproveitamento de sobras de diversos materiais, desde a escória de altos fornos a sobras de asfalto e material de demolições e entulhos.
  • Telhados naturais – absorvem até 90% do calor, sem propagar para a construção, o que pode eliminar ou reduzir muito o consumo de ar condicionado.
  • Telhas ecológicas – feitas a partir de materiais reciclados, são mais leves e não agridem o meio ambiente como as tradicionais de fibra de vidro e amianto.
  • Coletores da água das chuvas – utilização das águas das chuvas para um sistema de cisterna que alimenta sistemas hidráulicos que não precisam de água potável.

A lista é bem maior, mas podemos ver nestes exemplos o potencial de ganhos das obras e de imagem, tanto na eficiência de novos sistemas quanto na entrega de qualidade de vida pelo menor consumo de energia e água, itens tão raros (e caros) a todos nós.

carenagens-hidraulicas-1

Os materiais inovadores , parceiros na melhoria de resultados das obras

Inovar em produtos é o grande desafio das empresas da construção civil para reduzir custos, ganhar eficiência nas obras e deixar os clientes mais satisfeitos, pois devem, acima de tudo, proporcionar o conforto de intervenções simples quando houver uma manutenção.

Os Kits Hidráulicos, por exemplo, são ideais para permitir o acesso e a manutenção de instalações hidráulicas sem danificar a alvenaria, reduzindo muito a perda de materiais e o tempo do profissional.

Dentre os itens desenvolvidos para melhorar a produtividade nas obras, estão as Carenagens Hidráulicas, estruturas de poliestireno de alto impacto que visam dar acabamento e proteção às instalações hidráulicas e elétricas que sejam instaladas fora da alvenaria.

carenagens-hidraulicas-2

As instalações fora da alvenaria são uma inovação importante para o tempo e o custo de construção e as carenagens permitem o uso seguro deste recurso.

Dentre as vantagens do uso estão:

  • Custo de manutenção menor: protege peças que podem ser trocadas rapidamente (menos horas de trabalho), sem quebrar paredes (menos material) e sem gerar entulho.
  • Praticidade com ótimo acabamento: além de fácil de acessar, a instalação delas é simples e são com um belo acabamento para todos os ambientes.

A instalação é muito simples, podendo usar velcro ou parafusos e buchas. As Carenagens Hidráulicas podem ser personalizadas, conforme o projeto.

Quer ver mais informações sobre a importância das Carenagens Hidráulicas? Veja nosso blog!

Quer conhecer o nosso orçamento para a sua obra? Acesse aqui e faremos sem compromisso!