Entenda a nova exigência de mercado: obras preparadas para ar condicionado!

Obras preparadas para ar condicionado são uma das exigências para 2018!

Um dos setores que mais vem crescendo no Brasil é a construção civil, e com esse constante desenvolvimento vieram facilidades em diferentes pontos como, por exemplo, em linhas de créditos, onde muitos brasileiros conquistaram a tão sonhada casa própria.

Essa nova demanda de mercado fez com que as construtoras padronizassem alguns itens, como é o caso das pré-instalações para ar-condicionado. Essa nova solução faz com que a obra ganhe mais agilidade tanto para a construtora quanto para o usuário.

As obras preparadas para ar condicionado consistem em ambientes que possuem determinados pontos que podem receber um ou mais aparelhos de ar condicionado em imóveis residenciais ou comerciais. Essa prática facilita e evita qualquer necessidade de intervenção na alvenaria, elétrica, hidráulica, pinturas ou acabamentos.

Uma boa instalação ou pré-instalação deve ser executada com responsabilidade e para que não ocorram surpresas desagradáveis e quebra-quebra em casos de reformas ou reparos nas tubulações do seu ar condicionado, nada melhor que optar por acabamentos que facilitam o acesso do usuário com partes técnicas. Afinal, um sonho facilmente pode virar um verdadeiro pesadelo, quando não é bem executado, correto?

Quando a pré- instalação ocorre sem critério e sem acompanhamento técnico,  é evidente que algumas consequências irão aparecer. Um dos erros mais comuns é a necessidade de remoção dos tubos e demais materiais aplicados na obra, lembrando que quando a sua obra não conta com as tampas para shaft da Explas, que facilitam o acesso para possíveis reparos, é necessário que o profissional quebre toda sua alvenaria e realize a remoção do acabamento para a colocação e ajuste.

Outra situação comum das obras que não possuem acompanhamento técnico está  no amassamento ou furo nos tubos de cobre instalados dentro da alvenaria, prejudicando o rendimento ou impedindo o funcionamento do condicionador de ar.

É fundamental verificar os pontos onde o aparelho será instalado, sempre atento para ver se os tubos estão no mínimo com as extremidades lacradas. O mais seguro é que esteja pressurizado por nitrogênio – que pode ser avaliado com a aplicação de equipamento específico pelo profissional técnico, as bitolas e espessuras dos tubos de cobre também devem estar adequadas à aplicação do condicionador de ar.

Uma maneira de não ser surpreendido no futuro é se preparar no presente, e para isso, a Explas traz algumas soluções práticas para o mercado da construção.

Levando em consideração que o assunto abordado é a instalação de ar condicionado, nada melhor que falar dos nossas tampas para Shafts citados acima. Vamos imaginar a seguinte situação: o ar condicionado começa apresentar defeitos e para que o profissional contratado execute o reparo, deve-se quebrar a parede e todo o acabamento. Uma verdadeira dor de cabeça só de imaginar, não é mesmo?

Agora a segunda possibilidade é agregar facilidade na sua obra. Imagine receber elogios dos seus clientes! O ar condicionado precisou de reparos, mas como sua obra conta com painéis que facilitam o acesso nas tubulações, não foi necessário realizar uma obra que prejudicasse a residência do seu cliente.

As duas situações citadas acima são possibilidades reais e para que o desfecho de ambas tenha o final feliz e gere uma boa experiência, a Explas conta com as tampas para shaft que são fabricadas em poliestireno de alto impacto com abertura frontal (dobradiças) de sobrepor e embutir com parafusos de fixação que não ficam visíveis. Com ou sem visita para registro, esse produto traz facilidade e um ótimo acabamento, além do que estamos falando da qualidade e da tecnologia Explas.

Definitivamente, o mercado da construção está avançando constantemente e para que sua obra mantenha a qualidade e ainda proporcione facilidades, nada melhor do que você estar atualizado com o que oferecemos de atual para facilitar o dia a dia da sua equipe e da sua obra. Acompanhe nosso conteúdo sobre diferentes assuntos e fique por dentro das novidades e soluções de mercado.