5 dicas para resolver problemas com vazamento ou funcionamento de banheiras

Dentre os muitos confortos que as pessoas buscam hoje em dia nas suas residências, as banheiras têm tomado espaço na preferência dos brasileiros.

Pela variedade de tamanhos, formatos, materiais e estilos, as vendas crescem para instalar em imóveis existentes e aumenta ainda mais o desejo de clientes de comprar imóveis que já ofereçam elas.

Porém, apesar do custo cair ao longo do tempo, pelo aumento de empresas e de opções, ainda é um valor considerável e os clientes querem muita qualidade não só neles mas em tudo que cerca – instalação e assistência técnica.

Por este motivo, é preciso cuidar muito das banheiras para preservar a vida útil e prolongar o prazer dos clientes.

Vamos falar de 5 dicas para resolver problemas com vazamento ou funcionamento de banheiras.

1 – Definir o projeto com segurança

Tanto para as montagens originais (imóveis em construção) quanto as adaptadas, o projeto é fundamental para evitar uma série de problemas.

É preciso definir claramente o espaço onde a banheira ficará instalada, os espaçamentos para a circulação e para os trabalhos de instalação da banheira, dos sistemas hidráulicos e também para eventuais serviços.

Além disto, a definição de espaço deve obedecer uma harmonia com o ambiente, e uma consultoria profissional fará este trabalho da melhor forma, para garantir que o resultado seja funcional e agradável.

O sistema inovador de instalação de banheiras da Explas permite uma facilidade de acesso e trabalho que se transforma em um diferencial na venda do projeto.

2 – Atenção com o sobrepeso

Este é um aspecto fundamental no projeto: definir com segurança o peso que a estrutura suportará, com a margem de segurança necessária.

Nas obras com a banheira incluída, é possível definir este peso máximo e cuidar de todas as condições necessárias. Numa instalação posterior, é importante consultar o projeto do prédio e evitar efeitos altamente negativos no imóvel.

3 – Qualificação na instalação da banheira

A instalação de uma banheira é uma etapa crucial em todo o processo, cercada de diversos cuidados para que o funcionamento seja garantido e que diversos problemas não ocorram:

  • Vazamentos na estrutura da banheira (sistema hidráulico);
  • Vazamentos na estrutura de montagem na alvenaria;
  • Desnivelamento;
  • Falhas no dimensionamento.

Existem as instalações tradicionais, feitas na alvenaria e que precisam de uma atenção redobrada para os pontos acima.

E existem as instalações de banheiras da Explas, que são feitas com uma estrutura de alumínio que fixa a banheira no piso e nas paredes laterais sem necessidade de quebrar alvenaria.

É um sistema de instalação que reduz muito os fatores de risco das instalações tradicionais.

  • É mais rápido;
  • Sem quebras de alvenaria;
  • Sem perda de material.

E para ambos os sistemas, é fundamental que sejam feitos por pessoal qualificado, para que o resultado seja seguro e permanente e que a garantia do produto não seja prejudicada quando precisar ser usada.

4 – Cuidado com a infraestrutura na instalação da banheira

Em uma instalação tradicional, é importante que as paredes de contato estejam totalmente vedadas – com silicone, rejunte – para evitar vazamentos. Também é preciso criar áreas de acesso ao motor e o sistema hidráulico para manutenções.

Nas instalações de estrutura de alumínio, já existem aberturas aparafusadas que facilitam o acesso para resolver problemas de vazamentos e de funcionamento.

5 – A manutenção básica é fundamental

No dia a dia, alguns cuidados são necessários para preservar o funcionamento, prolongar a vida útil da banheira e manter a qualidade da experiência de uso.

  • Limpar semanalmente para retirar resíduos dos produtos de banho usados nela, usando detergente neutro ou pastilhas de máquinas de lavar louça;
  • Limpar periodicamente os jatos e as torneiras;
  • Higienizar o misturador das águas quente e fria;
  • Limpar o filtro a cada 3 meses.

A manutenção básica é fundamental

Com estas dicas, é possível cuidar de uma banheira em todos os sentidos, do projeto à manutenção diária, e ter este belo equipamento proporcionando grandes momentos de relaxamento e prazer.

Quer ver mais informações sobre a importância das Banheiras e outras inovações em construções? Veja nosso blog!

Quer conhecer o nosso orçamento para a sua obra? Acesse aqui e faremos sem compromisso!

A Explas é uma empresa com mais de vinte anos de experiência e compromisso com soluções inovadoras na construção civil.